Bullying: um dia na escola

Jogo de tabuleiro


Tema

Prevenção do bullying


Conteúdo

Tabuleiro, cartas, roleta, folhas de registo, peões, dado, regras


Público-alvo

Crianças a partir dos 7 anos

COMPRAR · 27.90€



Enquadramento O jogo psicoeducativo «Bullying: Um dia na escola» foi desenvolvido pela Ideias com História em conjunto com o CADIn Neurodesenvolvimento e Inclusão.


O jogo apresenta-se como uma ferramenta para a sensibilização desta questão, ajudando, de forma lúdica, as crianças a compreenderem e identificarem as situações de bullying mais frequentes e a desenvolverem competências socioemocionais essenciais para aprenderem a lidar melhor com as mesmas.


A par da componente lúdica, o jogo foi concebido em constante dialética com os jovens, com o objetivo de servir de instrumento pedagógico na abordagem ao bullying.


O jogo está centrado em trabalhar cinco competências: «Assertividade», «controlo dos impulsos», «promoção da empatia», «identificação do bullying» e «resolução de problemas».


Os desafios presentes no jogo abordam o papel de todos os intervenientes em situações de bullying, nomeadamente as vítimas, os agressores e as testemunhas.


Exemplos de questões abordadas – Como te sentes quando vês alguém da tua turma que nunca tem ninguém para brincar? – Porque é importante dizer «não»? – O que costumas fazer quando ficas realmente zangado? – Já ouviste falar de empatia? – O que será que sente a vítima ao sofrer de bullying? – Achas que na tua escola as pessoas com diferenças são bem aceites? Dá exemplos. – Que tipos de bullying conheces?


COMPRAR · 27.90€

Ficha técnica Autoria: Ideias com História e CADIn

(Joana Gomes, Júlia Vinhas, Miguel Correia, Rosário Carmona e Costa)

Conteúdo pedagógico: CADIn

(Júlia Vinhas, Rosário Carmona e Costa)

Uma edição Ideias com História