Direitos em jogo
Kit pedagógico
Tema
Direitos das crianças, cidadania
Conteúdo
— Manual teórico e de atividades
— Cartas dos direitos
Público-alvo
Crianças e jovens do pré-escolar ao 3.º ciclo
COMPRAR · 27.90€
A destacar
Um kit pedagógico em que, de forma divertida e descontraída, crianças e adultos aprendem estratégias para promover os direitos das crianças.
Os direitos das crianças nem sempre são assegurados, sendo que, muitas vezes, as próprias crianças, bem como os seus pais e cuidadores, os desconhecem. Frequentemente, identificam apenas os direitos relacionados com a satisfação das necessidades mais básicas das crianças.
Vídeo de apresentação
Enquadramento
O kit pedagógico «Direitos em Jogo», pretende, de uma forma lúdica, aumentar o conhecimento sobre os direitos e princípios consagrados na Convenção sobre os Direitos da Criança, adotada em 1989 anos pela Organização das Nações Unidas (ONU).
Produzido e editado pela editora Ideias com História, o kit é constituído por dois baralhos de cartas ilustrados, um para crianças mais novas (dos 3 aos 6 anos) e outro para crianças mais velhas e adolescentes (dos 7 aos 14 anos).
O kit contém ainda um manual teórico e com atividades, que explica, de forma breve e divertida, todos os direitos das crianças, e apresenta diversas atividades relacionadas com cada um dos direitos, que podem ser realizadas em contexto dual ou grupal.
As atividades propostas pretendem, por um lado, aumentar os conhecimentos sobre os direitos das crianças e, por outro, promover competências para se reconhecer e para se lidar com potenciais situações em que os direitos não estão assegurados, potenciando a perceção de autoeficácia e controlo.
O kit vai ser usado por diversas entidades, entre elas a Polícia de Segurança Pública (PSP), através dos agentes da Escola Segura.
COMPRAR · 27.90€
Ficha técnica Autoria: Rute Agulhas, Joana Alexandre e Adriana Duarte
Coordenação editorial: Miguel Correia Direção de arte e design: Joana M. Gomes Revisão texto: Margarida Figueira
Uma edição Ideias com História
Recomendações — Centro de Estudos Judiciários (CEJ) — CIS – Centro de Investigação e Intervenção Social (CIS-IUL/ISCTE-IUL) — Comissão de Proteção de Menores da Diocese de Lisboa — Comissão Nacional de Promoção dos Direitos e Proteção das Crianças e Jovens — Guarda Nacional Republicana (GNR) — Ordem dos Psicólogos Portugueses — Polícia de Segurança Pública (PSP) — Renascença Portugal
Comments