Perguntas frequentes

Na compra de materiais de catálogo 

 

— Onde posso adquirir os vossos materiais?

Pode adquirir na nossa loja online (www.ideiascomhistoria.pt). De forma gradual, alguns dos materiais podem também ser adquiridos nos novos parceiros Ideias com História, que serão oportunamente divulgados.

— Como são enviados os materiais? Por correio? Transportadora?

Por norma, são enviados por correio, via CTT Expresso.

— Como se processa a compra na loja online?

É simples, basta selecionar os materiais que pretende adquirir, e depois fazer o checkout, introduzindo os seus dados e efetuando o pagamento.

— Quais os métodos de pagamento na loja online?

Pode adquirir via transferência bancária, referências multibanco ou MBWay.

— Quanto tempo demora em média o envio dos materiais por correio?

Procuramos que seja sempre o mais rápido possível. Neste período, normalmente, de 1 a 5 dias úteis. 

— Os materiais podem ser levantados nas vossas instalações de Lisboa, na rua João Frederico Ludovice, em Benfica?

Podem ser levantados, e nesse caso não paga os portes de envio. Mas atenção, deverá efetuar o pagamento antes e deverá sempre acertar o dia e a hora da sua deslocação para levantamento dos materiais através do telefone 217 600 421.

 

O levantamento deverá ser feito entre as 9:00 e as 12:30 e as 14:00 e as 17:30, mas repetimos: combinando sempre antes dia e hora.

— Posso ver presencialmente os materiais, nomeadamente os jogos?

Sim, embora as nossas instalações não sejam uma loja, pode dirigir-se às mesmas e pedir para ver. As instalações situam-se na rua João Frederico Ludovice, 40 C, em Lisboa, Benfica. Mas atenção, deve telefonar antes, a confirmar dia e hora da visita.

— Há jogos para se jogar em família?

Sim, na prática, todos podem ser jogados em família. Mas o jogo «My Family – Quem é quem?» foi especialmente criado para ser jogado em família, por exemplo.

— Há jogos especiais para se jogar em contexto terapêutico? Quais?

Sim, temos uma vasta oferta de jogos e livros que podem ser utilizados em contexto terapêutico. No caso dos jogos, ou jogando tal como indicam as regras, ou adaptando ligeiramente. Por exemplo, há jogos de tabuleiro que podem ser usados em contexto terapêutico usando apenas as cartas de jogo.

— Qual é a relação entre a Ideias com História e o projeto Cidade das Emoções?

A Ideias com História é uma marca registada, da editora Palavras Legadas. A Cidade das Emoções é o nome de um projeto, desenvolvido pela editora. 

— Costumam estar em eventos, com venda das vossas edições?

Sim, estamos sempre na Feira do Livro de Lisboa e em vários eventos que decorrem ao longo do ano, nomeadamente relacionados com a psicologia ou o ensino.

— Quem são os autores das vossas edições?

A editora funciona com autores internos e externos. Temos uma equipa própria, que faz parte da editora, que cria e desenvolve alguns dos materiais. Temos depois um conjunto de autores externos, nomeadamente psicólogos, que editam connosco. Normalmente, os conteúdos dos materiais são criados em conjunto, numa dialética constante, e a parte gráfica é normalmente da responsabilidade exclusiva da editora.

 

— Os jogos gigantes funcionam em grupo, nomeadamente em turmas?

Sim, funcionam muito bem. Foram, aliás, concebidos tendo em conta essa utilização, embora também possam ser usados individualmente.

Na contratação de serviços da editora para materiais personalizados

— Que tipo de materiais criam e produzem?

Produzimos todo o tipo de materiais: livros, jogos de tabuleiro, de cartas, kits, fantoches... na prática, estamos disponíveis e temos capacidade para criar e produzir todo o tipo de materiais lúdico-pedagógicos.

— Mas criam também os conteúdos?

Sim, por norma criamos também os conteúdos (escritos, gráficos, vídeo, etc.) dos projetos que nos pedem. Na prática, podemos criar os conteúdos, podemos adaptar conteúdos dos clientes ou podemos trabalhar conteúdos entregues pelos clientes.

— Trabalham qualquer área?

Sim, trabalhamos qualquer área. Temos uma equipa própria, que trabalha diversos conteúdos, e depois colaboradores externos, que trabalham connosco quando é necessário.

As nossas principais áreas de trabalho, no entanto, são: ambiente, cidadania, história, saúde e psicologia.

— Podemos ver exemplos de trabalhos já realizados?

Sim, temos diversos trabalhos disponíveis, que podem ser visualizados AQUI. Combinando, é também possível uma visita às nossas instalações, onde podemos apresentar vários exemplos.

— Como é que funcionam, na prática, caso queira fazer um trabalho personalizado?

Deve indicar-nos o que pretende e a editora faz uma proposta/orçamento. Após aprovação, a editora desenvolve o trabalho, que vai sendo validado pelo cliente.

— Como é que é composto um kit?

Os kits podem ser compostos por múltiplos materiais. Por norma, têm um guia de utilização (ou guia do professor, por exemplo, caso seja para uso escolar) e depois podem ter materiais físicos e digitais. Podem ter fichas de atividades, jogos de tabuleiro, jogos de cartas, roletas, etc.

Podem ser acompanhados ainda de jogos gigantes, vídeos, teatros de fantoches, puzzles... na prática, as possibilidades são imensas.

 

Normalmente, estão construídos de acordo com determinados ciclos de ensino ou idades, e podem mesmo estar construídos de acordo com os programas curriculares. 

 

Frisar que há kits individuais, kits de grupo ou de turma, etc. As entidades podem encomendar-nos kits para ser entregues, por exemplo, a uma escola ou turma, ou kits para percorrerem as escolas ou as turmas.

Há kits temáticos e há kits que abrangem diversos temas.

— Criam vídeos?

Sim, criamos vídeos, de todo o género.

— E audiobooks?

Sim, também. E é uma excelente forma de apresentar um livro.

— É possível criar um livro digital?

Sim. Podemos inclusivamente criar livros com versões impressas e digitais.

— A minha instituição tem um projeto de financiamento aprovado. Podemos trabalhar em conjunto?

Claro. Podemos trabalhar em projetos já aprovados, ou trabalhar com os nossos clientes em candidaturas.

— Quanto tempo demora a produção de um material?

Varia muito. Um jogo de tabuleiro ou gigante pode demorar uma semana, como um mês. Um kit, geralmente demora um pouco mais. Um vídeo pode demorar uma semana a 15 dias, tal como um livro.

logo_ideiascomhistoria.png
Como foi visitar a Cidade das Emoções?Como foi visitar a Cidade das Emoções?